quarta-feira, 9 de maio de 2012

Pais X Adolescentes

Pois é pais desse nosso Brasil, nossos filhos vão crescendo e junto deles vem novas fases, que precisamos encarar, pode-se dizer vivenciar, e uma destas fases que tanto embrulham as cabeças deles é a adolescência, fase em que o organismo sofre uma avalanche hormonal que afeta diretamente o emocional e afetivo deles.
A principal atitude a ser tomada por nós é demonstrar que acima de tudo nós os amamos, e queremos o melhor para eles sendo firmes em algumas atitudes, pois neste periodo eles são muito propensos as influências externas à família, principalmente da mídia nos seus diferentes canais.
Precisamos saber o que eles estão acessando, com que eles estão convivendo e se relacionando, pois diversos casos de abusos são veiculados diariamente, mostrando quão frágeis são nossos adolescentes. Mas como enfrentar tudo isso, nesta fase onde eles estão todos cheios de si, e achando que ja sabem tudo?
Precisamos acima de tudo uma dose extra de paciência, demonstrar segurança quando abordar temas polêmicos, e dialogar sempre, ouça seu filho também - ouvir não significa concordar, deixe um canal aberto, transforme momentos em diálogos e não em monólogos onde só os pais falam, o adolescente vive em um conflito interno muito grande, ele precisa extravasar suas emoções, pois se você não o ouvir alguem na rua vai, e quem sabe que pessoas são essas? Mas não esqueça quem é o adulto na relação, você pai e mãe devem demonstrar firmeza em suas atitudes, mas não se esqueça da ternura do afeto, do amor, pois só assim conseguiremos manter com nossos filhos uma relação aberta e saudável.
Pais e mães recomendo leituras sobre drogas, doenças sexualmente transmissíveis, metodos contraceptivos, gravidez na adolescências, sobre comportamento e atitudes dos adolescentes, assim com informação é conseguiremos melhorar ainda mais a vida familiar.

Nenhum comentário: