terça-feira, 26 de março de 2013

A "nova" família

Atualmente as famílias vem sofrendo muitas mudanças, muitas delas significativas, quanto a sua organização, estruturação e composição. A alguns anos tinha-se muito presente a figura do pai e mãe bem definidos, mas com o passar do tempo esta formatação vem se modificando.

Processo esse que vem sofrendo influência dos movimentos e determinações econômicas que forçam estas transformações proporcionando nos arranjos familiares, isso pela capacidade extraordinária de mutabilidade que a família possui.

Hoje em dia encontramos muitas crianças sendo que moram somente com a mãe, o pai, e muitas vezes pelos avós, este modificação não significa desestruturação, mas sim uma nova forma de organização.

A escola como espaço em que a criança amplia seu processo de socialização tem papel fundamental no desenvolvimento dessa fase, pois ela não pode negar esta nova visão sobre família, ela deve sim e se preparar cada vez mais para ter os subsídios necessários para lidar com estas questões.

Atividades ligadas a formação com base em leituras especializadas vem a favorecer a atuação pedagógica de forma clara e concisa, fazendo com que o educador tenha segurança em suas atitudes.

Nenhum comentário: