quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Um Presságio

Do que vale tudo ao nosso redor se não o amor que temos uns pelos outros?
Do que vale tanto empenho e dedicação senão a fé que nos move aos nossos sonhos?
Do que vale tanto trabalho se não o temos como uma condição necessária a nossa vida?
Do que tanto nos vale a vida se é para vivê-la só?
Perguntas que me faço, não sei as suas respostas, as procuro todos os dias, junto às pessoas que me cercam, pois cada uma está aqui para na sua condição mais terrena para desempenhar um importante papel na vida dos que os cercam.
É nesta vida que nos alegramos, sofremos, vencemos e somos derrotados, pois estamos sempre sendo testado em tudo o que fizemos, desde o despertar de todos os nossos dias.
Então, busque incessantemente na sua vida pessoas que te faça bem, que te ajude que saibam puxar sua orelha quando necessário e compartilhar de suas derrotas, pessoas onde você possa chorar no ombro.
Deus nos deu uma vida terrena, por isso vamos com toda a nossa força de vontade e dedicação buscar o melhor para nós e os que nos cercam, contudo sem nunca derrubar outro semelhante para isso.


Sejamos felizes!


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

5ª Feira Estadual de Ciências e Tecnologia

Estive participando da 5ª Feira Estadual de Ciências e Tecnologia no campus da UFSC em Florianópolis - SC, um evento de grande importância para a pesquisa científica junior do Estado, estiveram expondo 73 projetos, nos níveis de ensino fundamental, médio e profissionalizante, num total de 173 alunos expositores, nesta edição todos os alunos participantes receberam uma bolsa de iniciação científica da FAPESC.
A qualidade dos trabalhos surpreendeu a todos os visitantes, pois o nível dos projetos expostos foram muito grande, os resultados foram muito importantes, em especial para a região oeste do estado, ficando os municípios desta região com os 3 trabalhos destaques, a escola do municipio de Seara no nível do ensino médio, Quilombo no ensino fundamental e Campo Erê no profissionalizante, Parabéns a todos.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Eleições 2010

Está chegando a hora, povo brasileiro, neste domingo escolheremos nossos representantes para as Assembléias Estaduais, Congresso Nacional, Senado, Governador e Presidente.
Faça a escolha certa, pois nos para os próximos quatro anos serão estas pessoas a representar os municípios e estados nos seus interesses, não o use em favor de benefícios próprios, o interesse coletivo deve prevalecer.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Você não pode planejar o Futuro pensando no Passado

A vida nos revela muitas surpresas ao longo dos nossos dias de existência, as mais variadas situações. Cada uma delas nos revela nossas habilidades e limitações, acaba se tornando um processo de autoconhecimento.

Pessoas vêm e vão ao longo deste processo elas nos deixam e nos tiram as nossas virtudes e nossos defeitos, mas como que por surpresa algumas delas vem e ficam, elas se encaixam de tal maneira, tão harmônico que não queremos que elas se “desencaixam”.

Descobre-se que junto dessas pessoas somos muitos melhores que separados, mais fortes, um sendo a fortaleza do outro, a partir deste momento um mundo novo começa a ser construído, tão belo que não se quer sair dele.

Contudo toda construção tem suas dificuldades, assim como os relacionamentos humanos tem, mas quando se há reciprocidade de sentimentos e desejos estes obstáculos são superados um a um, pois através disto descobre-se há um sentimento muito nobre por trás de tudo, o AMOR, sim o AMOR, pois é ele que faz com que tudo ao nosso redor fique melhor.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Governador veta Projeto de Lei 022/10

O projeto de lei complementar n° 022/10 que exclui o terrível item '20', calo no sapato dos Atps foi votado na ALESC na sessão do dia 20/07, aprovado e enviado ao Executivo dia 21/07 para sanção ou veto - prazo do Governador dia 11/08/10, com veto total do Governador! Agora ele voltou p/ os deputados votarem denovo e se aprovarem, aí sim estará aprovado e passa a valer! e o governador não tem mais nada com isso, portanto por favor temos que nos movimentar, cobrar a votação no dia 1 e 2 de setembro quando os deputados voltam a se reunir e comcerteza terão muitos projetos p/ aprovar. Se não votarem agora perigo ir p/ o esquecimento ou no máximo só será votado em outubro quando eles voltarão ao trabalho na assembléia.
Vamos, pressionar! Ajudem!
Segue a lista dos emails dos Deputados Estaduais.
adadeluca@alesc.sc.gov.br
anapaulalima@alesc.sc.gov.br
angela@alesc.sc.gov.br
antonioaguiar@alesc.sc.gov.br
ceron@alesc.sc.gov.br
cesarjunior@alesc.sc.gov.br
chiquinhozenatti@alesc.sc.gov.br
dadocherem@alesc.sc.gov.br
dagomarcarneiro@alesc.sc.gov.br
deciogoes@alesc.sc.gov.br
dirceu@dirceudresch.com.br
edisonandrino@alesc.sc.gov.br
elizeumattos@alesc.sc.gov.br
merisio@alesc.sc.gov.br
genesio@alesc.sc.gov.br
knaesel@alesc.sc.gov.br
jailson@alesc.sc.gov.br
jean@alesc.sc.gov.br
joares@alesc.sc.gov.br
jorginho@alesc.sc.gov.br
kennedynunes@alesc.sc.gov.br
licio@alesc.sc.gov.br
mota@alesc.sc.gov.br
marcosvieira@alesc.sc.gov.br
moacir@alesc.sc.gov.br
parisotto@alesc.sc.gov.br
nilson@alesc.sc.gov.br
onofre@alesc.sc.gov.br
padrepedro@alesc.sc.gov.br
odetedejesus@alesc.sc.gov.br
renatohinnig@alesc.sc.gov.br
reno@alesc.sc.gov.br
rogerio@alesc.sc.gov.br
titon@alesc.sc.gov.br
benedet@alesc.sc.gov.br
sargentosoares@alesc.sc.gov.br
serafimvenzon@alesc.sc.gov.br
silviodreveck@alesc.sc.gov.br
cobalchini@alesc.sc.gov.br
comin@alesc.sc.gov.br

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Tempo de Refletir

Estamos em ano eleitoral! Para muitos que já estão cansados de escândalos envolvendo um numero muito grande de políticos e partidos, de todos os lados tanto da situação quanto da oposição, o que nós brasileiros vimos nos últimos anos nos noticiário faz com que qualquer um desista de acompanhar o processo eleitoral.

Para os políticos que querem continuar nesse esquema de corrupção é muito bom, pois quanto mais alheios ficarem os eleitores melhor, pois poderão continuar circulando nos meios políticos do nosso imenso e belo Brasil, e arquitetando seus planos particulares e beneficiando aqueles que colaboram com suas campanhas eleitorais, que custam cada vez mais.

Ao povo cabe se posicionar, se quer continuar alheio ao processo eleitoral e não se importar com os rumos da política brasileira, ou lutar por uma política mais transparente e ética, mas não confundindo com politicagem, pois é ai que se escondem aqueles que usam caminhos ilícitos para obter êxito.

Acompanhar a eleição, ler sobre aquilo que os partidos e candidatos têm para melhorar a qualidade de vida da população é importante, conhecer as origens dos candidatos, saber se não são padrinhos ou afilhados de políticos que só atuam em benefício próprio.

E na hora do voto estar consciente de que é só com ele que o seu município, seu estado e o nosso Brasil vai melhorar, pois é a arma que nós temos e indiferente a classe social a qual pertencemos nós torna todos cidadãos.

terça-feira, 22 de junho de 2010

PLC 022/10 - Na íntegra

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N.º 022/10



Exclui o item 20 do anexo único da Lei Complementar n. 288, de 10 de março de 2005, que transforma cargos previstos na Lei n. 1.139, de 1992, e estabelece outras providências.



Art. 1° Fica excluído o item 20 do anexo único da Lei Complementar nº. 288.

Art. 2º Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA


A alteração proposta à consideração dos Pares deste Parlamento visa à adequar a função do Assistente Técnico Pedagógico – ATP no sentido de evitar o desvio de função.

Segundo a Lei n. 1.139 de 28 de outubro de 1992, que trata do Plano de Cargos e Carreiras e Vencimentos do Magistério Público Estadual, o Assistente Técnico Pedagógico é o servidor público da área da educação que participa de estudos de pesquisas de natureza técnica sobre a administração geral e específica e na elaboração de programas para o levantamento, implantação e controle das práticas de pessoal; ele seleciona, classifica e guarda documentação; participa também na execução de programas e projetos educacionais e presta auxílio no desenvolvimento de atividades relativas à assistência técnica e aos seguimentos envolvidos com o processo ensino-aprendizagem.

A Lei Complementar n. 288 acrescentou novas atribuições, tais como as de auxiliar na distribuição dos recursos humanos, físicos e materiais disponíveis na escola; participar do planejamento curricular e dos conselhos de classe, reuniões pedagógicas e grupos de estudo; auxiliar na administração e organização das bibliotecas escolares; e executar outras atividades de acordo com as necessidades da escola. Para desempenhar essas funções, o servidor terá de portar habilitação profissional de conclusão de curso superior em licenciatura plena na área da educação.

Todavia, quando a referida norma enumerou as funções do Assistente Técnico-Pedagógico, em seu 20º item, qual seja, a de executar outras atividades de acordo com as necessidades da escola, ela possibilitou a remoção desses profissionais para qualquer área das unidades, desviando o agente de suas responsabilidades primordiais, a causar prejuízos incalculáveis aos alunos. Por exemplo, quando o ATP é utilizado na substituição de professores, ele deixa de atuar nas demais atribuições previstas pela Lei Complementar para o cumprimento de obrigação para a qual nem sempre está qualificado.

Os profissionais da rede pública de ensino do Estado de Santa Catarina conhecem a complexidade e os desafios diários que enfrentam no cumprimento de suas responsabilidades. A atuação do Assistente Técnico-Pedagógico veio ao encontro das necessidades atuais da escola, pois está relacionada principalmente ao atendimento extracurricular dos alunos no interior da instituição.

Assim, considerando a pertinência da matéria em questão, solicitamos aos Pares desta Casa a aprovação do Projeto de Lei Complementar n. 288

terça-feira, 8 de junho de 2010

Inclusão Escolar

Cada vez mais necessária a inclusão é um processo que não tem mais volta, as escolas devem estar abertas para receber os alunos portadores de deficiências e garantir o acesso e a permanência dos mesmos. Uma vez que para isso já há legislação que os ampare.

Políticas voltadas a esse processo são implementadas com a presença de professores intérpretes para alunos surdos, segundo professores para alunos com dificuldades, baixa visão e cegos, além do incessante trabalhos dos SAEDES - Serviço de Atendimento Educacional Especializado, onde alunos vem para a escola para ter um apoio a mais para superarem suas dificuldades.

Estes trabalhos são significativos, pois seus resultados refletem muito no desempenho destes alunos, pois apesar de todas as suas dificuldades conseguem muito êxito nas atividades escolares.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Relógio Biológico - O inverno foi feito pra dormir

São 6:30 da manhã, está escuro ainda e faz um frio de rachar, falta coragem para levantar da cama. Preguiça? Nada disso. Dormir mais horas no inverno é natural no ser humano tanto quanto em outros animais. Essa foi a conclusão de cientisa americanos: o padrão de sono dos homens é muito parecido com o de animais que normalmente dormem mais no inverno com esquilos e ovelhas. A luz artificial da vida civilizada ignora noites mais longas do inverno e força a padronização do sono ao longo do ano pode causar danos á saúde. Quem dorme melhor produz mais hormônio de crescimnento, prolactina e melatonina, substância neurotransmissora.

O Trem da Vida

Há algum tempo li um livro que comparava a vida a uma viagem de trem. Uma leitura extremamente interessante, quando bem interpretada.
Isso mesmo, a vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques, alguns acidentes, agradáveis surpresas em muitos embarques e grandes tristezas em alguns desembarques.
Quando nascemos, entramos nesse magnífico trem e nos deparamos com algumas pessoas, que julgamos, estarão sempre nessa viagem conosco, nossos pais. Infelizmente isso não é verdade, em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos do seu carinho, amizade e companhia insubstituível. Isso porém não nos impedirá que durante o percurso, pessoas que se tornarão muito especiais para nós, embarquem. Chegam nossos irmãos, amigos, filhos e amores inesquecíveis!
Muitas pessoas embarcarão nesse trem apenas a passeio, outras encontrarão no seu trajeto somente tristezas e ainda outras circularão por ele prontos a ajudar quem precise.
Vários dos viajantes quando desembarcam deixam saudades eternas, outros tantos quando desocupam seu assento, ninguém nem sequer percebe.
Curioso é constatar que alguns passageiros que se tornam tão caros para nós, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos, portanto somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles, o que não nos impede é claro que possamos ir ao seu encontro.No entanto, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado,pois já haverá alguém ocupando aquele assento.
Não importa, é assim a viagem, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas, porém, jamais, retornos. Façamos essa viagem então, da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com os outros passageiros, procurando em cada um deles o que tiverem de melhor, lembrando sempre que em algum momento eles poderão fraquejar e precisaremos entender, porque provavelmente também fraquejaremos e com certeza haverá alguém que nos acudirá com seu carinho e sua atenção.
O grande mistério afinal é que nunca saberemos em qual parada desceremos, muito menos nossos companheiros de viagem, nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado. Eu fico pensando se quando descer desse trem sentirei saudades.Acredito que sim, me separar de muitas amizades que fiz será no mínimo doloroso, deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos será muito triste com certeza....mas me agarro na esperança que em algum momento estarei na estação principal e com grande emoção os verei chegar. Estarão provavelmente com uma bagagem que não possuíam quando embarcaram e o que me deixará mais feliz será ter a certeza que de alguma forma eu fui uma grande colaboradora para que ela tenha crescido e se tornado valiosa.
Amigos, façamos com que a nossa estada nesse trem seja tranqüila, que tenha valido a pena e que quando chegar a hora de desembarcarmos o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem a viagem.

Silvana Duboc